Artigo
Lilyanne Guimarães Brêda
Rosimery Wanderley de Aquino
Rodrigo da C. Rocha Theotonio
RESUMO
Sabendo das constantes transformações no mercado de trabalho, as empresas procuram além do diferencial para se estabelecerem como mais competitivas, se adequarem diante das obrigações e necessidades da atmosfera organizacional. Com esse foco, pondera-se que de qualidade de vida no trabalho (QVT) como ferramenta indispensável para o sucesso e desenvolvimento de uma empresa. A qualidade de vida no trabalho consiste em ações de suma importância, que abarcam os aspectos físicos, intelectuais, emocionais, profissionais, espirituais e sociais. Processos inadequados no ambiente de trabalho provocam impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Hoje as empresas fazem a equação sobre o custo/beneficio em implementar programas de qualidade de vida para o atuação e concorrência organizacional. Um programa apropriado de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tenta fazer com que uma organização (instituição) seja mais humana e busque oferecer maiores condições de um crescimento pessoal contínuo para o sujeito.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida; Motivação; Competitividade.
INTRODUÇÃO
O panorama contemporâneo do mercado de trabalho e o desenvolvimento global provocam o surgimento nas empresas da necessidade da valorização do capital humano para assegurar desempenho, concorrência e competitividade.
Com intuito de conseguir um lugar seguro no mercado atual, a porta de entrada para as organizações é se adaptarem para a aquisição da qualidade de vida no seu cotidiano de trabalho, fazendo caminhar juntos a motivação dos funcionários e a maximização dos lucros. Tal sociedade lucro/pessoa num elaborado e consistente programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode gerar um ambiente de estímulo e de base ao seu trabalhador e para sua empresa.