Artigo óleo para fabricação de sabão caseiro
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, estabelecer uma breve discussão do destino final dado ao óleo de cozinha usado, buscando a otimização dos serviços e a proposição de um modelo que envolva a sociedade e os empreendedores. Sabemos que o óleo de cozinha,quando descartado de forma inadequada,causa grandes prejuízos ambientais e econômicos. Tendo base nesses aspectos o propósito final será a conscientização da população quanto à reciclagem e reutilização desse subproduto; alem de propiciar alternativas de geração de renda e inclusão social. A pesquisa será voltada à população mais carente, uma vez que cooperativas são escassas esse trabalho poderá ser realizado nas próprias residências; e o material final poderá ser tanto para consumo próprio quanto para comercialização. O método de pesquisa elaborado foi através de: pesquisa bibliográfica, análise exploratória e pesquisa de campo de observação e percepção.
DISCUSSÕES E RESULTADOS
Integrante fundamental das cozinhas, o óleo vegetal por ser um excelente subproduto, pode receber uma destinação nobre; A partir do seu reaproveitamento poderá produzir bens de valores, gerarem renda e minimizar os impactos adversos. De forma muito simples e barata, pode-se obter a fabricação do sabão caseiro, aliado indispensável das donas de casa nos afazeres domésticos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
‘’Sem dúvida, as vantagens sociais unem-se as ambientais e econômicas, uma vez que a gestão ambiental além de combater os impactos ambientais decorrentes do descarte incorreto de óleos residuais de fritura, contribui para o incremento salarial de famílias de baixa renda, os catadores de lixo, que passariam a ser também coletores de óleo. Conseqüentemente, a sociedade, como um todo, seria beneficiada’’ (FERNANDES, et. al.