ARTIGO ÉTICA CONTÁBIL
¹ Flavia Araújo Lima
² Francisco Maciel Lima Carvalho
³ Thiago Pinho Aragão
4 Francisca Gislane Viana Lima
RESUMO
Buscou-se com este trabalho apresentar a ética na sua forma geral, inclusive fazendo um resgate histórico no que diz respeito à palavra ética. Debruçando-se sobre a ética como exercício do contador, que é este tido como indispensável dentro de uma empresa. Tendo visto que nos últimos tempos esse profissional tem ganhado uma maior importância significativa e responsabilidade dentro de uma empresa. Demonstrando os deveres do profissional que atua na contabilidade, evidenciando as atribuições que cabe ao mesmo segundo o Código Ética do Profissional de Contabilidade.
PALAVRAS – CHAVE: PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, ÉTICA NA CONTABILIDADE, DEVERES. 1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre o conceito de ética de uma forma geral, levando em seguida a uma discussão mais específica do tema, o código de ética profissional, a sua aplicabilidade na rotina das organizações, dando ênfase ao profissional contábil – foco deste estudo.
Cabe, inicialmente, fazer uma breve definição de ética como princípio de comportamento humano do sujeito vivendo em sociedade e tendo que obedecer a regras estabelecidas socialmente para a manutenção da ordem social e do respeito mútuo. A princípio, tal filosofia rege-se a partir da concepção de pensadores como Platão e Sócrates, passando em seguida pela adaptação de Aristóteles – discípulo de Platão – sendo definida então como a ciência ou teoria do comportamento moral dos homens em sociedade. Os conceitos de ética e moral tendem a ser confundidos inicialmente, apesar de tratar-se de temas relativos a abordagens diferenciadas. Enquanto ética refere-se à ciência que orienta o comportamento moral dos homens em sociedade, a moral define-se como os costumes adquiridos ao longo do tempo.
Tal conceituação dá-se de forma ampla de modo que o que definirá os comportamentos do