Instalações Elétricas
PRONTUÁRIO:
1- O Prontuario de Instalaçoes Eletricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
2- São obrigatórios: documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos; documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; descrição dos procedimentos para emergências e certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual. 3- É fundamental a constituição do prontuário, ele tem papel muito importante na prevenção de acidentes relacionados a eletricidade. Trabalho em uma instaladora de grande porte, e percebo que tais procedimentos e normas fazem parte da rotina da obra, e o cumprimento de tais processos garantem a segurança dos trabalhadores.
ELETRICIDADE:
1- São riscos como eletrucação, riscos de explosões. O EPI deve contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Capacete, luvas, camisa manga comprida e calçados contra choques eletricos.
2- São eles o seccionamento; impedimento de reenergização; constatação da ausência de tensão; instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada e instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
3- O bloqueio visa impedir que a pessoa mexa no dispositivo elétrico em questão, normalmente é utilizado um cadeado; e a etiquetagem é a identificação de periculosidade do material. Tais dispositivos visam a proteção e o impedimento do material e das pessoas que ali estão.
QUALIFICAÇÃO
1- A execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por