Artigo “a ilusão do controle”. uma entrevista com dois consultores, bill jensen e josh klein.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ROBERTA SIERADZKI MARTINS
A ilusão do controle
Portfólio individual
Rio Grande
2011
Portfólio individual
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Rio Grande
2011
INTRODUÇÃO
Esse portfólio tem como referência o artigo “A ilusão do controle”. Uma entrevista com dois consultores, Bill Jensen e Josh Klein.
A entrevista citada refere-se ao termo Hacking,o que significa nesse caso certa forma de contornar a burocracia tecnológica imposta. Logo após há uma ligação entre esse portfólio e a relação entre as matérias que foram e estão sendo estudadas neste semestre.
RESUMO
O artigo “A ilusão do controle” aborda a burocracia e seus entraves. O termo hacking é citado e traduzido em uma espécie de “jeitinho brasileiro” a moda americano, se refere aqueles colaboradores que nas organizações burlam de alguma maneira a burocracia e os protocolos tecnológicos para agilizar o processo dentro das mesmas e chegar de modo mais eficiente ao consumidor.
As organizações criam um modelo burocrático rígido para ter o controle. Na verdade isso é só uma ilusão, pois esse hacking já é praticado repetidas vezes. A inovação tecnológica é um fato e auxilia no andamento e desenvolvimento, cada vez mais são desenvolvidas ferramentas para um bom resultado. Cabe aos gestores uma nova visão e a perda do receio de descontrole. Funcionários se sentem repreendidos e com a sensação de poder fazer mais pelas organizações.
Cita-se um exemplo de empresa onde o gestor confia e delega poder aos funcionários, o retorno é visivelmente positivo.
A necessidade de um modelo onde se veja a empresa de baixo para cima e não o