Artigo - a historia dos computadores
NO BRASIL
1. Introdução
A informática no Brasil surgiu a partir do ano de 1917, quando a IBM surgiu no país e em 1924 foi autorizada a operar aqui. O processo de desenvolvimento dessa nova tecnologia foi bastante lento, e teve inicio a partir de algumas faculdades como USP e UNICAMP.
Em 1957, o governo de São Paulo adquiriu o Univac-120, primeiro computador trazido para o Brasil [1]. E em 1961, a IBM iniciou a produção de seus computadores no país.
O primeiro computador nacional foi criado no ano de 1974, quase 20 anos depois de a computação ter chegado ao país, e foi chamado de “Patinho Feio”. Nesse mesmo ano, com incentivo da Marinha, foi criada também a Cobra, primeira empresa de fabricação de computadores.
O setor de informática conquistou espaço no mercado brasileiro. Houve a necessidade de criação de um órgão para cuidar desse setor, a SEI (Secretária Especial de Informática). Esta foi extinta anos depois passando a responsabilidade para a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia. No ano de 1986, o Brasil era o quinto maior fabricante de computadores no mundo.
2. O “Patinho feio”
Há aproximadamente 30 anos atrás, a Escola Politécnica da USP desenvolveu o primeiro computador nacional, criado para a Marinha do Brasil [2]. A Marinha havia comprado alguns navios computadorizados e preocupados com a manutenção desses computadores, resolveram investir no projeto para substituí-los por computadores nacionais. Inicialmente, a USP recusou o projeto. A Marinha pediu à UNICAMP, e esta começou a desenvolver o “Cisne Branco”. Achando o nome diferente, a USP resolveu então desenvolver um computador sem a ajuda da Marinha. O projeto levou 3 anos para ser concluído, custou milhões de dólares e ficou pronto antes do projeto da UNICAMP. O nome
Foi a partir do desenvolvimento desse computador, que surgiu a também primeira empresa desse setor no país, a Computadores Brasileiros (COBRA).
3. Estatísticas
No primeiro trimestre de