Artigo Ulysses
Alice Sanches Mello - 71529
Angélica Ladeira Teixeira - 67117
Fernanda Marcia Souza - 71531
Janice Estarlino Vidal - 71564
RESUMO
O presente trabalho busca abordar os projetos de reestruturação e revitalização de áreas centrais de três cidades da região conhecida como Centro-Sul. O objetivo é destacar as consequências de tais projetos, pois esses propiciaram uma maior valorização das áreas, o que é um fator positivo, pois evidenciam a importância histórica desses locais, porém em contra partida, gera a segregação das classes menos abastadas, que devido a sua condição financeira não conseguem se estabelecer nesses centros após os projetos que visam revalorizar as áreas centrais, ocasionando assim um processo conhecido como gentrificação. As cidades escolhidas para a abordagem do tema são Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, estas são cidades que possuem uma grande importância regional e nacional, para analisar as consequências dos projetos que alteram a parte física de tais centros, tornou-se necessário fazer um apanhado histórico de tais regiões, pois é importante estudar o passado para compreender o presente.
PALAVRAS-CHAVE: Gentrificação, Projetos Urbanísticos, Valorização de Áreas.
APRESENTAÇÃO
O trabalho busca fazer uma análise a respeito de projetos de revitalização e reestruturação da região central de três cidades que compõem a região conhecida como Centro-Sul, às cidades são as seguintes: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O intuito é abordar tanto os projetos que provocaram alterações físicas nessas cidades, assim como as alterações na vida das pessoas devido a tais projetos. Para tanto, inicialmente faz-se necessário fazer um apanhado histórico a respeito de tais cidades.
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, é uma das cidades mais populosas do Brasil. A cidade foi fundada em 12 de dezembro de 1897. Inicialmente conhecida