Artigo Técnico-Científico - IPv6
Campus de Ponta Grossa
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasLuciano Santana dos Santos
IPV6
Resumo
Trabalho sobre o desenvolvimento e implantação do protocolo IPv6. Desenvolvido para suplantar o IPv4, e sanar suas deficiências, o protocolo IPv6 possui um endereçamento muito maior, com um plano de distribuição melhorado, e que tem a segurança em foco desde o início do desenvolvimento, através da implementação do IPSec. Além disso serão discutidas as técnicas de transição do IPv4 para o IPv6.
Palavras-chave
IPv6; IPv4; Protocolos.
Introdução
Será abordado o protocolo de Internet Protocol version 6 (IPv6). Substituto do antigo Internet Protocol version 4 (IPv4), o qual está correndo para o esgotamento mundial, o IPv6 vem a ser a solução deste problema. O protocolo IPv4 foi o responsável em grande parte pelo desenvolvimento atual das telecomunicações, através da disponibilização da internet. Uma rede escalável, com bilhões de equipamentos conectados, o protocolo IPv6 mantém uma simplicidade que permite a ligação de novos equipamentos, a configuração de novas estruturas e a manutenção da atual, de forma muito simples. Por meio deste artigo, se dá ciência do início da internet, suas características primordiais, problemas decorrentes da expansão, e limitações e problemas que surgiram e que não foram previstos no projeto inicial.
Através de um novo protocolo, que é o código de linguagem estruturado para ser utilizado entre máquinas e programas, estes problemas devem ser solucionados. Além de ser um protocolo escalar, adaptável, e já apto para futuras expansões, o IPv6 mantém uma simplicidade que permite maior velocidade de roteamento, e uma estrutura que disponibiliza bilhões de possibilidades de conexão para cada rede gerenciada. Além disso foram introduzidas técnicas de convivência entre as duas tecnologias, que possibilitam uma transição suave e com poucos, ou mesmo nenhum,