Artigo - Tijolo Reciclável / Ecologico
Orientador Profº Rogério Akira Furucho
1Alunas do Curso de Engenharia Civil – 3º Sem. Matutino – FMU –Campus Liberdade – São Paulo – SP. TIJOLO RECICLÁVEL E TIJOLO ECOLÓGICO
1. Introdução.
Os resíduos e demolições da construção civil são gerados por meio de construções, reformas, reparos e demolições de obras, tendo como exemplo: tijolos, concreto em geral, blocos cerâmicos, fiação elétrica entre outros, que são geralmente chamados de entulhos de obras. Estes resíduos representam uma porcentagem significativa dos resíduos sólidos gerados e depositados nas áreas urbanas, de forma incorreta, analisando essa questão foi encontrada uma possível solução para este problema, sendo ela o reaproveitamento desses materiais, através de um bom gerenciamento que tem como objetivo proporcionar benefícios de ordem social, econômica e diminuir os impactos ambientais, é, além disso, incentivar o uso desses novos materiais que estão sendo inseridos no mercado, como o Tijolo Reciclável e Tijolo Ecológico que se definem como materiais sustentáveis e ecologicamente corretos.
2. Desenvolvimento Técnico.
2.1 Tijolo Reciclável. É originado por meio de agregados reciclados nome que se dá aos restos de obras depois que estes passam pela máquina britadora/impactadora que faz a separação da reciclagem de entulhos e sobras de concreto. As principais vantagens do uso do tijolo reciclável são :
Economia de 40% na obra;
Reaproveitar o entulho do canteiro de obras;
Alta resistência;
Evita emissão de CO2 no meio ambiente.
2.2 Tijolo Ecológico.
É fabricado através de uma mistura que se tem pela junção do solo, cimento e água, onde se posicionam de uma maneira especial, pressionado manualmente ou mecanicamente. Ele se destaca pelas seguintes características em comparação ao uso do tijolo comum:
Diminuição do tempo de construção (devido aos encaixes, que