Artigo sobre Röntgen
Resumo: No final de 1895, Wilhelm Conrad Röntgen publicou a primeira descrição dos raios X, na qual apresentou uma caracterização experimental qualitativa da nova radiação. Este artigo apresenta uma breve descrição da descoberta dos raios X e sua aplicação nos diversos ramos da Ciência.
Palavras-chave: Raios X, Röntgen, tomografia, terapia tomográfica, tabela periódica, arqueologia.
Abstract: At the end of 1895, Wilhelm Conrad Röntgen published the first description of the X-rays, which showed a qualitative characterization of the new experimental radiation. This article presents a brief description of the discovery of X rays and their application in various branches of science.
Key words: X-rays, Röntgen, tomography, therapy tomographic, periodic table, archeology.
O grande legado de Röntgen
I – Introdução
Wilhelm Conrad Röntgen nasceu a 27 de março de 1845 em Lennep, na província do Reno, na atual Alemanha. Aos três anos de idade mudou-se para a Holanda (país natal de sua mãe), e estudou na Universidade de Utrech (1865), depois em Zürich, onde obteve o diploma de engenheiro em 1866 e doutorado em física em 1869. Suas primeiras pesquisas foram sobre calor específico de gases. Em 1870, mudou-se com seu orientador, August Eduard Ebenhardt Kundt, para Würzburg, na Bavária (uma cidade de 45.000 habitantes, na época). Após alguns anos, quando seu orientador saiu de Würzburg para Strasbourg, Röntgen o acompanhou. Depois de lecionar em outras universidades, retornou a Würzburg em 1888.
Röntgen foi essencialmente um físico experimental, dedicado ao estudo quantitativo de fenômenos delicados. Investigou eletricidade em cristais, efeito Kerr, propriedades elásticas da borracha, efeito de pressão na viscosidade de líquidos, e muitos outros fenômenos - especialmente estudos sobre influência de altas pressões em várias propriedades de líquidos e cristais. Foi em Würzburg que Röntgen descobriu os raios X