artigo sobre drogas na adolescencia
RESUMO
Embora não seja comum, algumas crianças iniciam precocemente o uso de drogas.O objetivo deste artigo é mostrar à população a banalização do uso de drogas pesadas, por crianças, principalmente o “crack” e o álcool. Essas crianças que usam essas drogas geralmente estão nas ruas, pois necessitam da droga para amenizar a fome e o frio, o que acaba dificultando a ação dos grupos de apoio aos menores. Na maior parte dos casos, o que as leva para este mundo é o abandono familiar e/ou problemas com os pais.
Palavras-chave: Drogas na adolescência; Problemas causados; Falso prazer
1 DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
2 PROBLEMAS CAUSADOS PELA DROGA E PELO ÁLCOOL
O principal problema causado pelas drogas é a dependência que a mesma causa nas pessoas fazendo com que as mesmas tenham problemas futuros. A dependência provoca reações comportamentais diferentes entre os adolescentes. As mudanças de comportamento são mais evidentes nos meninos. Envolvimento com a polícia, atraso e abandono escolar são mais comuns entre os garotos. Já os sintomas depressivos são mais freqüentes