artigo sobre criptografia ambiente medico
Salatiel Góes Leite
Pós-Graduação em Gestão e Segurança da Informação
UNIJORGE – Salvador, Bahia – Brasil salatiel_21@hotmail.com Resumo. Com o crescimento e expansão do uso de recursos tecnológicos e computacionais, as empresas no ramo hospitalar mostram a necessidade de um padrão definido por regras e procedimentos com o intuito de manter a Segurança de Informações e agilidade dos processos. Detectar vulnerabilidades no ambiente tecnológico e criar ações para eliminá-las são alguns dos atuais desafios dos profissionais ligados à área de segurança. Neste artigo, será descrita uma política de segurança da informação com o objetivo de garantir a confiabilidade e autenticidade no laudo médico conforme padrões exigidos pelos órgãos que regem essa especialidade. Serão também abordados conceitos de Certificação Digital e suas contribuições para regularizar o processo automático de assinatura digital e autenticação dos profissionais médicos em detrimentos aos habituais processos manuais. O resultado dessa aplicabilidade tem impacto diretamente na agilidade na liberação dos processos, em assinar os laudos médicos, alem de estar em conformidade com CRM (Conselho Regional de Medicina)
1. INTRODUÇÃO
Os Conselhos Regionais de Medicina e Órgãos Federais que formam em seu conjunto uma autarquia, com personalidade jurídica de direito público, dispondo de autonomia administrativa e financeira, são órgãos destinados a regulamentar e fiscalizar a profissão médica em cada estado. Com o intuito de oferecer os serviços prestados pela instituição de maneira mais célere e confortável para médicos e entidades médicas, bem como disponibilizar informações da área de saúde para a população em geral, os conselhos possuem portais na Internet.
Vários serviços são disponibilizados nos portais dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), porém a maioria desses, como cancelamento de inscrição, alteração do contrato social e visto