Artigo sobre análise da água
RESUMO
A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Ela é essencial para a vida na terra e deve ser consumido de forma racional.
Pode ser encontrada em três estados físicos: solido (geleiras), líquido (oceanos e rios) e no estado gasoso (vapor na atmosfera). Porém, a água deve estar própria para o consumo, caso contrário, pode causar danos a saúde.
Neste trabalho, coletamos 3 litros de água da nascente e 3 litros de água contaminada do rio São Gabriel que se encontra no sitio Recanto do Cattani em Santa Helena – PR para realizar análises físico-químicas. Foi possível obter resultados de PH, oxigênio dissolvido, acidez, alcalinidade, dureza, cloretos e sólidos totais. Partindo desses resultados comparamos com o padrão da qualidade da água no Brasil e então vemos se esta pode ser utilizada para o consumo humano.
Palavras-chave: água, analises físico-químicas;
1. INTRODUÇÃO
1.1 Disponibilidade da água a nível mundial
A água potável, disponível na natureza é um elemento vital para a vida na terra, mas com o crescimento populacional que aos pouco se torna preocupante esse elemento tão importante tem se tornado escasso. Aproximadamente, 70% da superfície terrestre esta coberto por água, sendo apenas 2,8% água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras.
Imagem 1.1
1.2 Distribuição da água potável no mundo (0,007%)
Imagem 1.2
1.3 Água e o corpo humano
O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade, como na vida psíquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de água nocorpo humano fica entre 58 a 60%.