Artigo Sistema Genital Feminino
ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NATHAN MOREIRA
PAMELA ZENI
SANDRO LUIZ DE FREITAS
SISTEMA GENITAL FEMININO
Xanxerê
2009
NATHAN MOREIRA
PAMELA ZENI
SANDRO LUIZ DE FREITAS
SISTEMA GENITAL FEMININO
Trabalho da disciplina Anatomia Humana Curso Educação Física, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê.
Professor: Jucielly Carla Téo.
Xanxerê
2009
SISTEMA GENITAL FEMININO
Resumo: Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozóides, oferecem condições para o desenvolvimento até o nascimento do novo ser. Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina. Os órgãos externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
O ovário é um órgão par comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1,5cm de espessura. Ele está situado por trás do ligamento largo do útero e logo abaixo da tuba uterina, sendo que seu grande eixo se coloca paralelamente a esta. Na puberdade os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno. Esses hormônios transformam a “menina” em “mulher”.
Tuba uterina é um tubo par que se implanta de cada lado no respectivo ângulo latero-superior do