Artigo Seu Melhor Negocio E Voce Mesmo
Não espere que a empresa planeje seu futuro. Veja como fazer o seu próprio plano de desenvolvimento profissional
Por César Souza*
Você pretende se tornar o presidente da empresa? Não espere que um headhunter bata à sua porta com o cargo dos seus sonhos na manga. Você já é o presidente da sua vida. Por isso mesmo, está mais do que na hora de traçar um plano de negócios para sua carreira e fazer dela um sucesso. Você é um craque ao cuidar dos projetos da empresa onde trabalha, certo? Pois seja pelo menos tão bom ao gerenciar o seu projeto de vida e carreira. Você provavelmente já preparou algum tipo de plano de negócios para um novo produto ou empreendimento que sua empresa está analisando. No mínimo, já leu ou assistiu à apresentação de um plano como esse, preparado por um colega. Chegou a hora de preparar o plano de negócios mais importante de todos com os quais já se envolveu até hoje: o da sua carreira.
O primeiro passo é mudar sua forma de pensar. Não adianta fazer um exercício mecânico. Você tem de colocar sua alma nesse projeto. Para isso, saia da zona de conforto que construiu nos últimos anos. Entenda que você é o responsável por sua carreira. Esta década será lembrada no futuro como o início de uma revolução, o momento em que um grande número de pessoas reassumiu as rédeas de seu destino, que havia sido de certa forma delegado à empresa, ao governo, à igreja... Nesse novo cenário, a primeira regra é fugir do convencional. Faça diferente. Se você tem tido sucesso e se acostumou a pensar e a fazer as coisas de uma forma nos últimos oito ou dez anos, saiba que isso não garante o seu futuro. O maior inimigo do sucesso é o próprio sucesso, que acaba fazendo você se acomodar.
Outra forma de pensar que pode ajudar muito seu posicionamento estratégico no mercado de trabalho: a empregabilidade está na floresta e não na árvore. Ou seja, suas opções não se limitam à empresa onde trabalha. Quando pensam em mercado de trabalho, muitos