Artigo Retícula
Daniel Matschinski
Fernando Martins
Hibsen Veleda
Jordanna Santos
Matheus Waldivino
Nathália Alves
Thaynara Alves
Vinícius Rasmussen
Vinícius Mesquita
Vitor Morais
Yan Costa Blanke
1 Resumo Visa apresentar o que é retícula, onde é aplicada, diferenciação, e os meios de utilização. Logo demonstraremos o quanto à retícula faz parte de tudo que está presente ao nosso redor, e quando observamos uma imagem não nos damos conta da complexidade que esta envolvida por traz dela.
Palavras-chave: Retícula, aplicação, definição, diferenciação.
2 Introdução
Muitas vezes não percebemos, mas imagens são formadas por reticulas, pequenos pontos que formam e compõem a imagem que vemos na impressão. Algumas retículas não são visualizadas a olho nu, e necessário aparelhos ou um olho bem treinado para podermos percebê-las. A união das reticulas, através de uma angulação especifica para cada cor, formam a ilusão de ótica que e captada como variação de tons de cores pelos nossos olhos. Uma imagem reticulada e formada por quatro cores, essas angulações especificas de cada cor são responsáveis por formar a imagem, se colocadas fora de seus ângulos específicos à imagem não e formada devidamente e é causado um efeito chamado de moiré.
Objetivo
O nosso trabalho tem como objetivo expor de maneira clara e simples o que é reticula o tamanho do universo de pontos que esta por traz de uma simples imagem, o que influencia os tipos e a quantidade de reticulas em um impresso, entre outros fatores que faz referencia ao tema reticula, como lineatura, resolução etc.
3 Justificativa
Ao observarmos um impresso devemos desenvolver uma sensibilidade para olharmos além do que esta representado, ou seja entender o que esta por traz de tudo, o porque de ser assim, e não apenas ter um olhar comum passar de forma imperceptível.
4 Desenvolvimento
As retículas são pequenos pontos gerados pela separação de cores em uma policromia. Servem para definir os tons de cores