Artigo reflexivo do estágio supervisionado
SOBRE A PRÁTICA
*Maria Lúcia Scharf *Vera Lúcia Pires Varela
O presente trabalho sobre todo o processo de estágio realizado pelas acadêmicas do curso de pedagogia contemplando observação, planejamento e regência, está regido pelo Parecer CNE\CP n.5\2005, aprovado em 13 de dezembro de 2005 que defini as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia. Esta lei organiza e estabelece uma nova concepção curricular para o curso, com uma carga horária mínima de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, sendo 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A realização do estágio, incluindo observação, planejamento e regência, ocorreu no período entre 18 de maio á 20 de agosto de 2012 na escola municipal Recanto Feliz. A escola possui aproximadamente 1020 alunos e uns 120 professores, atendendo os turnos matutino e vespertino, incluindo alunos em período integral, com o “Projeto Integral e PET``. A sua localização fica no Bairro Pinheirinho, atendendo crianças de cinco bairros próximos, sendo a escola municipal mais antiga da região. A escola recebe alunos de pais trabalhadores, a maioria, da Indústria de frango que há nas proximidades, onde devido á essa indústria se originou os bairros.
Torna-se fundamental destacar aqui, a extrema importância do estágio para nós acadêmicos, visto que sem ele, faltaria algo ao curso, pois é na prática que experimentamos toda a teoria que aprendemos na Universidade. A proposta do estágio é realmente esta, de fazer uma reflexão desta práxis que acontece em sala de aula, ou seja, a teoria e a prática se encontram e posteriormente o professor fará uma análise deste momento.
Faremos um breve relato sobre todo o processo do estágio, destacando o que de mais importante que