Artigo movimentos migratorios
Gilvan Pereira Brito Sonaide dos Santos Costa Prof. Adson Santos Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Geografia/ EAD (GED 0077). 30/11/2012
RESUMO
O fenômeno da movimentação populacional vem, desde as últimas décadas do Século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, em todo o País. Essas mudanças têm exigido um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esse processo, que se concretiza, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos oscilantes que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos. O artigo desenvolvido tem o objetivo de avaliar o movimento migratório de forma generalizada para a partir daí fazer uma análise especifica desse movimento na cidade de Anguera na Bahia.
Palavras-chave: População; Movimento Migratório; Causas Estruturais.
1. INTRODUÇÃO
Migração ou movimento migratório é todo movimento de população temporário ou definitivo que ocorre no espaço geográfico.
Migrante é aquele que realiza o movimento de migração. Relativamente ao país de origem são emigrantes, relativamente ao país de acolhimento são imigrantes. Emigração refere-se ao ato da saída de uma região. Imigração refere-se ao ato da entrada em uma região.
O modo de ver dos pesquisadores do assunto compreende que migração corresponde a um determinado tipo de movimento de população sobre o espaço, e que este deslocamento ocorreria por alterações que seriam a mola mestra que impulsionaria a população ao movimento. Do ponto de vista das migrações elas são entendidas dentro da visão