Artigo Literatura Sec XIX
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
PLANO DE GESTÃO DE AULA: SONETO DE FIDELIDADE
MACAPÁ-AP
2013
UNIVESIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
ELIZANGELA DE BRITO LACERDA
JOSÉ DE ALENCAR “UM PROJETO DE LITERATURA NACIONAL”
Artigo avaliativo apresentado a UNIFAP, como parte dos requisitos de avaliação da disciplina Literatura Brasileira do século XIX do curso de Letras/Inglês, sob a orientação do Mestre Marcos Paulo.
MACAPÁ-AP
2013
RESUMO: Neste artigo apresentarei alguns aspectos das obras de José de Alencar escritas, as quais cantam “o grito de nacionalização do Brasil” no século XIX. Destacarei a literatura enquanto possibilidade de construção da identidade nacional, realçando a nacionalidade nas obras em relevo. Destacarei também, os elementos textuais que, particularizando o modo literário do autor, ajudam a decifrar o mosaico de sugestões oferecidas pela realidade. Pelo andamento do enredo, pela formulação da linguagem e pela construção do foco narrativo tentarei identificar a ligação dessas obras com o contexto do qual elas emergem.
Palavras-chave: Nacionalismo, identidade, indianismo
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa estudar determinadas manifestações do pensamento crítico de escritores brasileiros em busca da nacionalização, ou melhor, em parte, sobre o projeto de literatura nacional iniciado pelos românticos do século XIX, em especial José de Alencar. Na verdade, pretendemos apontar apenas as manifestações do afã de nacionalidade que perpassou boa parte da literatura deste século.
É interessante para o estudo da história da literatura, em função deste renomado projeto de literatura nacional, como mesmo o maior escritor em terras brasileiras torna-se o espelho fiel de uma preocupação que fora o diapasão, durante boa parte do século XIX, de nossas questões estéticas de fundo literário.
Para compreender como isto se deu no país desde a chegada, em 1808, do