Artigo Jornal Meia Hora
A escrita pode ser considerada como um dos principais alicerces do processo da comunicação social, uma vez que ela contribui com a arte de contar novas e boas histórias, assim como transmiti-las.
A Idade Média foi marcada pelas crônicas escritas sobre o presente, histórias de aventura e de viagem, com isso os livros, os jornais e as revistas já incentivavam o gosto pela leitura.
Livros, jornais e revistas transformaram a civilização e moldaram a esfera pública moderna, modificando a cultura. (APUD, SOUSA, 2004)
Com o ressurgimento das artes e do comércio, no período final do Feudalismo e no início do Renascimento, abriram-se novas expectativas para o jornalismo: com o crescimento econômico e com a expansão do comércio, fez crescer a necessidade de informações mais detalhadas sobre o que acontecia nas cidades. Essa facilidade de informações criou espaço para que facilitassem o modo de divulgação.
A máquina de vapor de impressoras proporcionou o desenvolvimento da tipografia e os processos industriais da fabricação do papel, reduziu os custos da produção dos jornais e livros, aumentando consideravelmente o número de cópias.
A invenção da tipografia proporcionou a impressão de uma grande quantidade de material informativo e ao mesmo tempo a redução de custos. A tecnologia havia