Artigo Internet das Coisas
Gustavo Girardon1, Douglas Almeida1, Pedro Garcia1, Rodrigo Louzada1
1Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
97546-550 – Alegrete – RS – Brazil ggirardon@gmail.com, douglas.es.almeida@gmail.com, pedrodemouragarcia@gmail.com, guigolouzada@hotmail.com
Abstract. Nowadays, the primary means of Internet communication is done through one person with another. But soon it is possible that any object will have a unique form of identification and means of communication. The Internet becomes the internet of things.Forms of communication will change, people will communicate with each other, with objects, and the objects will communicate between them.
Resumo. Hoje em dia, o principal meio de comunicação da Internet é feita através de uma pessoa com outra. Mas em pouco tempo é possível que qualquer objeto terá uma forma única de identificação e meio de comunicação. A Internet se tornará a internet das coisas. As formas de comunicação vão mudar, as pessoas vão se comunicar com as outras pessoas, com objetos, e os objetos vão se comunicar com as pessoas e com os outros objetos.
1. Introdução
A Internet das Coisas representa uma visão em que a internet se estende para o mundo real abrangendo objetos do cotidiano. Itens físicos não são mais desconectados do mundo virtual, mas podem ser controlados remotamente e podem agir como pontos de acesso físico aos serviços de internet.
A internet das coisas pode ser um tema quente na indústria atualmente, mas não é um conceito novo. O conceito de internet of things (IoT) começou nos laboratórios do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) no ano de 1999, Kevin Ashton procurava maneiras para melhorar seus negócios, associando informações RFID para à internet. A proposta inicial é que todas as coisas devem estar ligadas à Internet, desde modernos celulares até pequenas pilhas sem cargas, para que exista uma comunicação entre cliente-consumidor com a finalidade de gerar informações que possam ser usadas