Artigo : Influências da Telenovela
Vagner Zimmermann1
Resumo
O presente artigo pretende propor a discussão e a reflexão sobre a influência que a telenovela tem na vida das pessoas. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o artigo tende a mostrar os aspectos que fazem o folhetim influenciar a vida dos cidadãos brasileiros. A telenovela Caminho das Índias (2009) foi escolhida como exemplo para análise e discussão do tema abordado, na intenção de propor uma reflexão sobre a influência que todos nós sofremos com as telenovelas.
Introdução A teledramaturgia brasileira não é só mais um cartão postal da televisão, ela também faz parte do nosso país. Não é atoa que somos os maiores produtores de dramaturgia. No Brasil, o termo telenovela surgiu no ano de 1951, trazendo ao público tramas baseadas no modelo do teleteatro da época. As novelas eram ao vivo e possuíam cerca de 15 capítulos que eram reproduzidos às terças e quintas feiras. Dessa forma, o público vibrava na frente da televisão a cada capítulo e como consequência da curiosidade das pessoas para saber dos próximos capítulos. Em 1963 a ideia de fazer uma telenovela diária era o cúmulo, pois as emissoras não sabiam se os gastos com esse tipo de produção iria compensar. A TV Excelsior foi a primeira a colocar em exibição uma novela diária, assim fazendo a consagração de alguns atores da época. Em meados de 1960, a telenovela passou por sua primeira readaptação, ela teve que adequar a linguagem para a época para que o telespectador continuasse a acompanhar a trama. No ano de 1970 a Rede Globo abriu três horários para a exibição das novelas (18h, 19h, 20h), fazendo os telespectadores ficarem ainda mais vidrados na frente da televisão e fazer o que hoje chamamos do padrão globo.
A influência da telenovela Janete Clair, autora de sucessos como: Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), O Astro (1977), dentre outras, cita que o termo novela já próprio se diz. "Novela, o próprio