Design de Moda
Luiza Kegler, Denise Castilhos de Araujo
Centro Universitário Feevale
Índice
1 Introdução
1
2 Moda: algumas definições
2
3 Televisão, telenovela e aproximações com a moda
4
4 A Revista
9
5 Considerações finais
11
6 Referências bibliográficas
13
Resumo
Este artigo discute a função metalinguística exercida pela mídia, no que diz respeito à disseminação das tendências de moda entre os indivíduos. Optou-se por identificar tal função em dois espaços midiáticos específicos: as telenovelas e uma revista de moda feminina. Analisa-se, por outro lado, as relações existentes entre os dois veículos mencionados e a moda.
1
Introdução
O acesso à informação, ultimamente, tem sido facilitado, principalmente, pelo fato de que textos são publicados em diversos lugares e formatos, oportunizando,
assim, aos receptores a chance de conhecerem/reconhecerem realidades e temáticas variadas. A facilidade na produção e na divulgação de mensagens permite que um número cada vez maior de pessoas possa ter contato com essas informações, permitindo que tais textos não fiquem restritos a determinados espaços, mas, ao contrário, extrapolem os limites territoriais, gerando, também, conhecimento.
E pensando que tais textos podem ser elaborados através do uso de linguagens variadas, observa-se que os indivíduos interagem com o mundo, também por meio de suas roupas, ou seja, seus trajes podem ser considerados textos, constituídos pela linguagem não-verbal das roupas e acessórios.
A elaboração de um figurino para determinada situação institui-se como um texto, o qual é carregado de significações (reflexos de grupos sociais, de traços culturais, de períodos históricos), que podem ser interpretados pelos receptores.
A divulgação desses textos, nos últimos
50 anos, tem sido realizada, com muita eficiência, através da televisão, que se tornou instrumento de grande alcance dos