Artigo Hip Hop E A Midia No Cen Rio Urbano
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003
O HIP-HOP E A MÍDIA NO CENÁRIO URBANO1
Deisimer Gorczevski2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – RS
Resumo: Observo, entre as culturas emergentes, o hip-hop como uma manifestação sóciohistórico-cultural que procura, num exercício permanente de metalinguagem, negociar entre as experiências de marginalização, opressão, escassez, estigma social, preconceito étnico, etc.
Destaco, nesse trabalho, a relação entre Cultura e Mídia, considerando que ambas operam estrategicamente no cenário contemporâneo. Enquanto a mídia aparece como uma das instituições responsáveis por agenciar o debate público, a juventude hip-hop afirma a disposição de conquistar espaço e status na cena urbana. Nesse processo, encontrei algumas pistas, ou seja, parece-me que os modos de expressão da juventude hip-hop mantêm um diálogo e/ou oferecem subsídios éticos e estéticos que interferem no campo social, político e cultural brasileiro e, por isso, recriam e inventam novas configurações, novos modos de viver em sociedade.
Palavras-chave: Cultura, hip-hop, Mídia.
Cenários Emergentes
O cenário urbano vem se traduzindo em múltiplos fragmentos móveis e efêmeros, insinuando uma relação com as imagens produzidas por um caleidoscópio. Na aproximação e no distanciamento desses pequenos fragmentos, como num jogo de espelhos, uma sucessão rápida e transformadora de composições, principalmente imagéticas, é exposta a todo o momento e por todos os lados.
Este trabalho foi se configurando através de alguns desses fragmentos móveis, ou seja, os aspectos midiáticos e culturais. Com nuanças dos mais diversos aspectos, no decorrer desse percurso, esses aspectos foram se movimentando por fatos e afetos. Ao incidir na paisagem,
1
Artigo baseado em Deisimer GORCZEVSKI. O hip-hop e a (In)visibilidade no cenário midiático: Unisinos. 2002.
Dissertação