Artigo G1 Em 1 Minuto Amanda Nóbrega
NÓBREGA, Amanda2
RESUMO
Na era da convergência midiática, as formas de produção, distribuição, circulação e consumo de informações passam por mudanças. As fronteiras entre produtores e receptores se dissolvem e o novo cenário favorece a participação e a interação, fazendo com que o público se relacione de modo diferente com o conteúdo veiculado por empresas jornalísticas. A proposta desse artigo é evidenciar como acontece o diálogo entre mídia tradicional e internet no telejornal G1 em 1 minuto, a partir de pesquisas bibliográficas.
PALAVRAS-CHAVE: Convergência Midiática; Telejornalismo; Interatividade; G1 em 1 minuto.
Introdução
O avanço das tecnologias, as novas plataformas, os diferentes tipos de linguagem deixam evidente que a comunicação está passando por transformações. Quando o rádio surgiu, dizia-se que o jornal impresso poderia ser extinto. Depois, quem poderia se tornar obsoleto era o rádio, logo que a televisão trouxe a imagem em movimento. E agora, todos os meios de comunicação estariam ameaçados diante da internet. No entanto, nenhum desses fenômenos se concretizou, uma vez que no decorrer da história, cada meio desenvolveu características próprias, na tentativa da sobrevivência.
A TV, desde que surgiu, foi apenas uma extensão, em formato e conteúdo, do rádio. Até que se conseguisse encontrar uma linguagem própria, a televisão brasileira basicamente reproduzia o que se fazia no rádio, agora com o diferencial das imagens. Posteriormente, no século XX, durante a década de 90, surge uma nova mídia. A partir da era da comunicação digital, mais uma vez as noções de tempo e espaço se alteram e a informação se torna móvel.
Diferente das mídias tradicionais, a internet trouxe consigo uma nova linguagem. Assim, no contexto da época, ou a televisão se adaptava à nova mídia, ou ela ficava para trás. O difícil, nesse trajeto, foi buscar uma forma de conseguir se manter atingindo a