Artigo ERP
RESUMO
Esse artigo tem como princípio definir conceitos de implantação de sistemas ERP. Apresentar o cenário atual de micro e pequenas empresas no Brasil, assim como classificar as empresas de acordo com o porte. A pequenas empresas possuem uma taxa de mortalidade elevada, um fator determinante para que as empresas fechem as portas está na falta de um sistema ERP. Apresentação argumentos onde um sistema ERP pode aumentar as taxas de sobrevivência das pequenas empresas.
Palavras-chaves: ERP, micro e pequenas empresas, mortalidade, implantação e porte.
1 INTRODUÇÃO
Informações reveladas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as PMEs sofrem com a alta taxa de mortalidade. Segundo o estudo, o tempo médio de sobrevivência é de cinco anos.
De acordo com o portal do Sebrae de São Paulo, no Brasil existem 5 milhões de MPEs que representam cerca de 98% das empresas no país. Publicação feita em 20 de setembro de 2013.
O portal do Sebrae publicou que Micro e pequenas empresas geram 27% de todo o PIB do Brasil. No período de 10 anos o valor soltou de R$144 bilhões para R$599 bilhões.
Estudo realizado pelo Sebrae a taxa de sobrevivência das MPEs é 75,6% em 2013.
Além dessas informações recebemos diariamente notícias que abordam questões como desemprego, empresas fechando as portas, crise econômicas, alta do preços combustíveis e energia elétrica.
Sabendo das importâncias que as micros e pequenas empresas tem no Brasil e inúmeros assuntos negativos que evidenciam a atual situação que as MPEs enfrenta. Existe meios para conseguir atingir o sucesso da organização é uma grande preocupação dos gestores. Possuir uma ferramenta que pode ser usada para informatizar os serviços realizado, emissão de cupom fiscal e um sistema capaz de gerenciar todo trabalho da empresa. Auxiliam os empreendimentos a conseguirem manter suas operações funcionando e fazendo o negócio prosperar.
Essas empresas precisam de formas para poder gerenciar