artigo empowerment Cópia
RESUMO
Na história da humanidade o líder sempre exerceu um papel predominante, mas o setor de liderança não é estático onde mudanças ocorrem sendo elas dinâmicas ou graduais podendo afetar a estrutura organizacional e da equipe como um todo. Tendências modernas estão marcando as transformações nos modelos atuais de gestão empowerment uma tendência que vai muito além de delegar responsabilidades permite aos funcionários da empresa tomar decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, há a valorização do funcionário, a promoção da sua autoestima, o fortalecimento da sua autoconfiança e a viabilização da autonomia dos colaboradores dentro da equipe, deve ser usado como ferramenta de flexibilização na tomada de decisões, de redução dos custos e da correção da ineficiência operacional causada pela falta de autonomia dos funcionários na participação administração das empresas, através do empowerment, são formados novos líderes pois aprendem a auto gerenciar suas responsabilidades, além de descobrir na prática como conduzir outros colaboradores. E essa tendência está sendo cada vez mais utilizada por gestores.
Palavras-chave: Empowerment. Tendência, Tomada de Decisão.
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe demonstrar através da prática de gestão do empowerment um processo de mudança na organização com a valorização e reconhecimento do funcionário um comprometimento com os clientes, proporcionando uma redução dos custos e aumento na lucratividade para o sucesso da organização.
Atualmente altas tecnologias estão sendo o cenário de um mundo globalizado na qual a competição está cada vez mais acirrada, onde a falta de autonomia dos funcionários caracteriza um organograma pesado impedindo assim maximização dos resultados.
Com a implementação do empowerment, a organização, em conjunto com seus funcionários se torna mais ágil e flexível às soluções do dia-dia, na qual passam ter a autonomia