Artigo do tipo relato de experiência
CURSO DE ENFERMAGEM
5º E.T. : SAÚDE E SUPORTE BÁSICO DE VIDA
U.P: ATIVIDADE INTERATIVA MULTIDISCIPLINAR V
ARTIGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
NATAL – RN
DEZEMBRO, 2011
O CUIDADO QUALIFICADO E CONTÍNUO AO PACIENTE PORTADOR DE ÚLCERAS NO DOMICÍLIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Isabel Guimarães Nobre¹; Suária Cristina de Oliveira²; Elizandra Pereira Trindade³
1. Acadêmica do 5º eixo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)
2. Acadêmica do 5º eixo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)
3. Enfermeira Educadora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)
1. Introdução
2.1. Úlceras no pé diabético
O pé humano é uma estrutura altamente especializada, que dá suporte e locomoção ao ser humano: além de ser importante para a estética, é constituído de inúmeras estruturas, que estão harmoniosamente balanceadas para o cumprimento de suas funções. Para isso, conta com uma rede vascular especializada, constituída de artérias, veias e vasos linfáticos, alem de nervos.
Os diabéticos, diante da intolerância à glicose causada pela diminuição da insulina circulante, desenvolvem problemas em vários setores do organismo, que são tanto mãos graves e precoces quanto pior for o controle da hiperglicemia. As alterações anatopatologicas do DM são numerosas, comprometem o corpo como um todo e de várias formas, principalmente no período avançado da doença, acometendo os membros inferiores e o pé propriamente dito.
O pé diabético é uma complicação crônica do DM, caracterizando-se por infecção, ulceração e destruição dos tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores (Alves, 2004).
Assim, quando se