Artigo Depress o
DEPRESSÃO E ANTIDEPRESSIVOS
Trabalho Multidisciplinar
Psicologia 5º Período
CARATINGA/MG
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
3.1 Depressão 4
3.2 ANTIDEPRESSIVOS 4
3.3 TECNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICA II 5
3.4 TEORIAS E TECNICAS PSICOTERAPICAS I 6
3.5 PSICOPATOLOGIA SEMIOLOGIA 6
3.6 PSICOMOTRICIDADE 6
4. METODOLOGIA 7
5. RESULTADOS E DISCURSÃO 7
6. REFERÊNCIAS 8
RESUMO
O tratamento antidepressivo deve ser realizado considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. Cada tratamento tem que ser individualizado. A prescrição dos antidepressivos deverá ser de acordo com a intensidade e freqüência dos episódios depressivos. O objetivo do artigo é abordar e discutir a interpelação da depressão aliado a uso de medicamentos controlados.Foi utilizado o individuo de nominado de G.A.C de 54 anos diagnosticada com depressão a mais de 20 anos .Associando também as demais disciplinas de Psicologia que são: Técnicas de Avaliação Psicológica II,Teorias e Técnicas Psicoterápicas I, Psicopatologia e Semiologia e Psicomotricidade.
Palavras-chaves: Acolhimento, Psicologia e Medicamentos.
1 INTRODUÇÃO
A depressão ainda é socialmente conhecida como tristeza,mas é doença necessita de tratamento.Cerca de 18% das pessoas vão apresentar a doença em algum período da vida. Sua patologia atinge os mediadores bioquímico envolvidos na condução dos estímulos através dos neurônios, que possuem prolongamentos que não se tocam, contendo um espaço livre chamado sinapse, absolutamente fundamental para a troca de substâncias químicas, íons e correntes elétricas.
Essas substâncias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neurotransmissores, vão modular a passagem do estímulo representado por sinais elétricos. Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro (MORENO, 2011).
O tratamento antidepressivo deve ser