Artigo de lixo que vira luxo
INTRODUÇÃO
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, cada paulistano produz diariamente 1,2 kg de lixo em média, todo esse lixo tem como destino os lixões ou os aterros sanitários. De tudo o que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.
A importância de se reciclar é que certos produtos demoram muito tempo para se decompor, as embalagens plásticas demoram mais de 100 anos, os papeis de 3 a 6 meses e o vidro mais de 4000 anos. Outro aspecto importante da reciclagem, além da consciência ecológica, é o fator social. A coleta de material reciclável é, muitas vezes, a única fonte de renda dos catadores. Só na cidade de São Paulo, há cerca de 20 mil em atividade – com ganho mensal médio de R$ 300,00. Reduzir o desperdício, reutilizar sempre que possível e separar os materiais recicláveis para a coleta seletiva é o começo para ajudar nessa transformação. Neste cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos.
O QUE PODE SER RECICLADO? Vidro:
Plástico:
Metal:
Papel :
Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer uma das embalagens acima.
Potes (de todos os tipos), embalagens (de detergente, shampoo, água sanitária, etc), tampas (de todos os tipos), sacos (de leite, de arroz, etc)
Latas, tampas (de refrigerante, cerveja, conservas, etc), arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de pasta dental, alumínio, cobre e outros.
Revistas, jornais, papéis, caixas de papelão (de todos os tipos)
O QUE NÃO PODE SER RECICLADO? Vidro:
Plástico:
Metal:
Papel :