artigo de estágio de pedagogia gestão e coordenação
Andréia Luiza Melo de Souza1
Antoniete Paula Pinto de Figueiredo2
Solange Rei de Hungria Souza3
Wagnalva Aguiar de Lima4
Lilia Marcia de Souza Figueiredo 5
RESUMO
O presente artigo destaca a importância da educação inclusiva com uma força renovadora dentro do âmbito escolar. Mas para isso se faz necessário uma ampla reestruturação da cultura, bem como das práxis e políticas já existentes na escola.
Fazendo uma reorganização das grades curriculares, proporcionando maior ênfase à formação humana dos professores, e afinando a relação família x escola , propondo uma prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível , para que possam estar preparados para atender á esta nova realidade educacional crescente no país. Pois trabalhar o ensino inclusivo, vai mais além das práticas pedagógicas, para que se coloque em prática a inclusão é de suma importância que os docentes e os demais segmentos escolares respeite a cima de tudo as deficiências e diferenças independentemente de quais sejam.
Que venha reconhecer que todos somos diferentes e que precisamos lutar para quebrarmos esse paradigma de que a educação precisa modificar para atender ás necessidades individuais de todos os educandos, tendo eles ou não algum tipo de necessidade especial. Sendo o que realmente está faltando é mudarmos o nosso olhar para essa visão inclusiva educacional, e somente dessa forma será possível rompermos os velhos paradigmas e fazermos uma revolução que a inclusão tanto espera.
Palavras-chave: Inclusão, Escola, Paradigmas, Prática pedagógica.
ABSTR ACT
This article highlights the importance of inclusive education with a renewing force within the school context. But for this it needs a major restructuring of the culture as well as the existing policies and practice in school. Making a reorganization of curricula, providing greater emphasis on human training of teachers, and tapering the relation x family school, proposing a