Artigo Conducao do calor com Arduino
Guilherme Paulino, João Victor Marangoni, Pedro Henrique Silva e Oliveira e Prof. Dr. Luis Fernando de Avila
Faculdade de Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, Brasil
Resumo — Neste trabalho é proposto um método para medir em tempo real a condutividade térmica de materiais utilizando uma rede de sensores de temperatura. A monitoração desses valores é feita por uma interface entre plataforma Arduino e um computador para visualização de informação.
Palavras-chave — Condução de Calor; plataforma Arduino; linguagem gráfica Processing.
I. Introdução
Em cursos de Física básica são feitos estudos de condução do calor entre materiais muitas vezes através de abordagem puramente teórica. A partir de demonstrações experimentais, podem-se concluir certas relações matemáticas empíricas, como se tem sido feito com base na metodologia científica. Porém, essas demonstrações comumente obtêm grandes limitações para serem levadas à sala de aula. Isso se torna praticamente inviável, caso haja necessidade da aquisição de valores com respectiva estimativa de erros e aproximação, para ser feito em uma apresentação, seminário ou aula.
Este projeto almeja apresentar uma montagem didática e facilitar a assimilação de conceitos pelos alunos por apresentar interação e recursos visuais. Este pode ser construído com conhecimentos básicos de C++ e de linguagens gráficas para permitir maior dedicação na análise dos princípios físicos. Esse experimento pretende permitir uma apresentação em tempo real dos valores medidos através de gráficos atualizados durante a sua execução.
Na seção a seguir serão apresentadas as definições para calor, como quantificar e caracterizar a sua condução. Esse estudo é a base para toda a discussão do trabalho. Logo após, serão apresentados os materiais utilizados, como a plataforma Arduino e os programas desenvolvidos em uma