artigo científico
São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. (LAKATOS, 2007, p. 84)
Apresentam o resultado de estudo ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo.
Estrutura do Artigo Científico
PRELIMINARES
TÍTULO
Autor(es)
Credenciais do(s) autor(es)
Local de atividades
POLÍTICAS DE EMPREGO E RENDA DO AMAPÁ: avanços e perspectivas
Kátia Paulino dos Santos¹
RESUMO: As políticas públicas de emprego trabalho e renda conquistam cada vez mais a atenção dos gestores públicos, o que se dá em decorrência do fortalecimento da concepção de que estas são extremamente necessárias para a diminuição do desemprego, do emprego precário e pela preparação do trabalhador para as constantes transformações do mercado de trabalho. Este artigo propõe uma reflexão nas políticas de emprego do Amapá, que são realizadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo - SETE, onde buscaremos avaliar seus principais avanços e desafios. De maneira introdutória, faremos uma contextualização das políticas de emprego e renda nacionais, mencionando as estratégias que vêm sendo utilizadas para a minimização do desemprego nas distintas regiões brasileiras.
1 Funcionária Pública do Governo do Estado do Amapá, Brasil. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas / UECE, Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda / UNICAMP e Socióloga / UNIFAP. E-mail: katiapaulinoap@yahoo.com.br SINOPSE
Resumo analítico do trabalho redigido pelo próprio autor e publicado ao mesmo tempo que o trabalho. Pode ser colocado entre o título e o texto ou ao final da publicação. (LAKATOS, 2007, p. 82)
SINOPSE
A sinopse deve: (LAKATOS, 2007, p. 82)
Facilitar a consulta do periódico que as publicou e tornar o trabalho menos oneroso e mais rápido.
Conter, de forma sucinta, os fatos