artigo cientifico
Direitos e cidadania
João Paulo da Silva Costa
INTRODUÇÃO
O ARTIGO discute a singularidade do racismo no Brasil como um tipo de discriminação cívica articulamente importante, mas que reflete um padrão muito mais abrangente de desrespeito a direito e de agressão à cidadania. Tendo como foco práticas discriminatórias na vida cotidiana, que seriam estimuladas pela desarticulação entre esfera pública e espaço público no Brasil.
ABSTRACT
THE ARTICLE discusses the singularity of Brazilian racism as a type of civic discrimination that is particularly important, reflects a much broader pattern of disrespect for rights and aggressions to citizenship. Focusing on practices of discrimination in everyday life, which are stimulated by a disarticulation between the public sphere and public space in Brazil.
MATERIAL E METODO
O estudo foi realizado através de uma pesquisa, relacionada ao racismo no brasil, abordando fatos vivenciados no cotidiano, atos de pré-conceito e exclusão social, com propagações raciais inter-ligadas ao meio social.
Racismo e exclusão social no Brasil
Pelo menos desde os anos de 1950, a Sociologia tem criticado a ideologia da democracia racial no Brasil, chamando a atenção para a incidência de discriminação no país. De qualquer forma, um desdobramento importante das contribuições deste período foi a consolidação da idéia de que se há, de fato, uma mistura entre raça e classe social na questão da discriminação, mas uma condição não explica a outra. Em outras palavras, a ascensão social não elimina a discriminação racial, ainda que possa reduzi-la ou suavizá-la, assim como os pobres não deixam de estar mais sujeitos a atos de discriminação cívica do que os cidadãos de classe média, especialmente por parte da polícia.
Uma das características das práticas de discriminação indireta vigentes no Brasil é que ela costuma aparecer de maneira dissimulada, sendo por vezes de difícil identificação mesmo para aqueles