Artigo Cientifico
Liderança dentro das pequenas organizações
Introdução
O ambiente cada vez mais dinâmico das empresas e a forma com que as organizações efetuam a gestão de pessoas têm passado por grandes transformações em todo o mundo. Essas transformações possuem como causas principais as grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, e no comportamento do mercado de trabalho, que no decorrer da evolução tem passado por mudanças que são cada vez mais complexas e desafiadoras.
As atitudes de cada ser humano na vida em sociedade é o espelho da grande diversidade que pode ser encontrada em diferentes ambientes e ao mesmo tempo em um único local, o que pode proporcionar um desencadeamento para uma situação amplamente desconfortável ou um desajuste no ambiente que poderia ter sido evitada se a escolha tivesse sido outra.
Atualmente, há uma grande dificuldade em saber se lidar com os diferentes perfis e conseguir alcançar um ambiente adequado e propício para o desenvolvimento das atividades. É onde começa o trabalho do líder, o que deve saber para se posicionar e manter o equilíbrio diante dos diferentes conflitos que surgem e que podem vir a gerar divergências assim prejudicando o desenvolvimento da organização.
Se uma empresa não possuir um líder, que saiba como se posicionar diante das situações, seu comportamento e suas escolhas podem vim a prejudicar e causar um desequilíbrio no local de trabalho. Justamente por ser uma técnica fundamental para o desenvolvimento da organização é que se deve prestar mais atenção e estudar a melhor forma e a mais adequada para ser aplicada, de acordo com as dificuldades e indagações de como se posicionar no dia a dia.
O trabalho procura responder os seguintes questionamentos: quais são as maiores dificuldades do líder? O que mais impede a conclusão das tarefas delegadas? É fácil ser líder? E ser líder e liderado ao mesmo tempo? Que postura adotar diante das dificuldades?