artigo cientifico
Eduardo
Orientador:
Paradigma é a apresentação de um modelo a ser seguido, um pressuposto filosófico, uma teoria, ou seja, um conhecimento que origina um estudo cientifico, uma realização cientifica com métodos e valores de uma pesquisa, nada mais é do que um conceito sobre determinada coisa, preconceitos estabelecidos por uma sociedade que muitas veze não sabe o porque de o ter estabelecido, cada sociedade dependendo de sua origem ou crença possuem o seu próprio paradigma.
Por tanto um paradigma é aquilo que todo mundo aceita como sendo uma verdade absoluta um conceito certo a ser seguido, por isso ninguém nunca discute sobre o assunto pelo fato de ser um conceito já certo sobre determinada coisa, até que vem alguém e descobre um novo conceito e todo mundo passa a aceitar esse novo conceito como conceito absoluto, e de novo, ninguém discute sobre ele. Os paradigmas podem ser externos como a moral e a cultura de um povo ou internos como as crenças e os valores pessoais.
A verdade é que num primeiro momento, todos que o questionam parecem malucos, isso ocorre porque tudo o que se entende por racional só pode ser o sentido do paradigma vigente. O problema que quando os conceitos que constituem esses paradigmas começam a ser substituídos, são os que defenderam o paradigma anterior que ficam parecendo loucos, o que era antes irracional passa a ser então racional.
Entretanto mesmo quando as mudanças ocorrem quando se aceita os conceitos fundamentais que deram origem a alguma das mudanças, pode ser mais prudente manter os conceitos do paradigma que pareçam mais racionais para a empresa, sem entretanto deixar de questionar os demais conceitos. É esse questionamento que ira favorecer a criatividade e consequentemente a inovação, mas afinal nos dias de hoje o maior paradigma da administração é a própria ausência de paradigmas.
Com tudo isso falar de ideias novas não é fácil, ideias novas causam mudanças as vezes é mais fácil deixar como