Artigo Cientifico
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
ARTIGO CIENTÍFICO
Erechim
2013
Artigo Científico
Erechim
2013
CONCEITO
O artigo científico é um texto de pequena extensão, que fala de problemas científicos apresentando também resultados de pesquisas e estudos. Caracteristicamente ele permite a reprodução das experiências relatadas. Lakatos e Marconi (1996) definem o artigo como pequenos estudos que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas não chegam a constituir-se em matéria de um livro. Em relação ao conteúdo o artigo científico visa divulgar conhecimentos, comunicar resultados ou novidades a respeito de um determinado assunto, contestar, refutar ou propor soluções alternativas para uma situação controversa. Via de regra o artigo científico é escrito para ser publicado em revistas, jornais ou periódicos especializados. Dadas as características dos meios em que são publicados, seu estilo deve ser claro, conciso e objetivo. Sua linguagem deve ser correta, formal, precisa, coerente, simples e, na maioria das vezes, em terceira pessoa (impessoal). Devem-se evitar adjetivos inúteis, repetições e explicações desnecessárias. É necessário também que se leve em consideração o público alvo a quem se destina o artigo.
ESTRUTURA DO ARTIGO A estrutura do artigo científico constitui-se basicamente dos seguintes itens:
1. PRELIMINARES
A) Cabeçalho – título (e subtítulo) do trabalho = devem corresponder ao conteúdo desenvolvido. Deve-se ter em mente a quem se destina o artigo
B) Autor (es)
C) Credenciais do (s) autor (es)
D) Local de atividades
2 . RESUMO CIENTÍFICO
É o resumo analítico (síntese) do trabalho redigido pelo próprio autor ou editor e publicado ao mesmo tempo em que o trabalho. Pode ser colocado entre o título e o texto ou ao final da publicação.