Artigo cientifico policia comunitária
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA – PMSC
CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS – CFSd 2012
9º Pel. - 1ª CIA
DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL
INSTRUTOR: 1º SGT PM FRANCISCO
ALUNO SOLDADO. LUIZ FELIPE HUNHEVICZ DE FREITAS
RESENHA CRÍTICA: A VINGANÇA DE GAIA
LOVELOCK, James. 2006.
No livro A Vingança de Gaia, o autor, James Lovelock, trata o nosso planeta como um ser vivo, contendo partes animadas e inanimadas, formando um sistema equilibrado, que tenta se manter, para preservar sua vida. No entanto um dos integrantes deste sistema vem provocando profundas agressões, o ser humano.
O autor refere-se ao planeta terra como Gaia, que é um sistema fisiológico dotada do objetivo inconsciente de regular o clima e a química em um estado confortável para a vida. Assim, Lovelock defende que como todo organismo vivo que possui meios de defesas quando são agredidos, Gaia também possui seus meios de defesa contra as agressões que sofre, e que tem dado sinal disso, porém a humanidade não tem dado a devida atenção a esses sinais.
Na obra, o autor, explana baseado em cálculos e pesquisas, que a Terra vem aumentando sua temperatura cada vez mais, tornando-se aos poucos estéril, e causando efeitos maléficos para todo ser vivo, inclusive ao Homem. Relata ainda sobre eventos como o tsunami, terremotos e tornados que estão cada vez mais comuns, reafirmando sua tese de que se deixarmos de cuidar da Terra, ela sem dúvida cuidará de si, fazendo com que não sejamos mais bem-vindos.
A teoria de Lovelock de que ainda que cessássemos as agressões à terra neste instante, ainda sim a terra levaria mil anos para se recuperar do dano já afligido. Completa dizendo que o desenvolvimento sustentável, o qual é demasiadamente defendido nos atuais dias, não é o suficiente e de nada adiantará para frear ou transformar os danos já cometidos.
O autor nos leva a pensar que a terra está predestinada a morrer, porém sabendo que as perspectivas são sombrias,