Artigo Cientifico Conta Energia
Alessandro K., Cristiano F.
Disciplina: Eletricidade Industrial
Resumo
O presente artigo tem por objetivo esclarecer alguns termos técnicos encontrados nas faturas de energia dos consumidores atendidos de alta tensão, que demandam tensões acima de 2300 volts. Uma conta de energia foi tomada como referência para o desenvolvimento e discussão dos termos a serem abordados. Com a definição de cada termo se foi possível compreender de forma mais clara a modalidade de cobrança para os consumidores de alta tensão, sendo que se diferencia sob muitos aspectos em relação aos consumidores de baixa tensão. Posteriormente é feita uma sucinta abordagem sobre a respeito do Mercado Livre de Energia.
Palavras-chave: Alta Potência, Consumidores, Livre, Energia.
1 Introdução
A compreensão da forma como é cobrada a energia elétrica e como são calculados os valores apresentados nas faturas de energia elétrica são de fundamental importância para a tomada de decisão em relação a projetos de eficiência energética. Em outras palavras, a conta de energia reflete o modo como a energia elétrica é utilizada, e sua correta análise permite estabelecer relações importantes entre hábitos e consumo.
Dadas as alternativas de enquadramento tarifário disponíveis para alguns consumidores, o conhecimento da formação da conta e dos hábitos de consumo permite escolher a forma de tarifação mais adequada e que resulta em menor despesa com a energia elétrica. O presente artigo tem por objetivo apresentar noções básicas a respeito de alguns termos descritos em tarifas de energias dos consumidores atendidos em alta tensão, acima de 2300 volts, como indústrias, shopping centers e alguns edifícios comerciais, sendo classificados no Grupo A. Posteriormente faremos uma rápida abordagem a respeito do Mercado Livre de Energia, dando foco do que se trata essa modalidade prevista por lei e quais as suas principais