ARTIGO ASSIST NCIA NA VIS O DO USU RIO 18 05
Andreson Moreira Dantas1
Eva Marques da Silva
Gracilene Araújo de Brito
Kesley Lopes Bezerra
Lecilania Menezes Nogueira
Lucas Amâncio de Lima
Lucivania Menezes Nogueira
Tairine Ferreira de Sousa
Valéria Leopoldina Farias
Nayana de Lima Santos2
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE
ABSTRACT
KEY-WORD
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho esboça um breve histórico da Política de Assistência Social no Brasil, perpassando por suas lutas e conquistas que acompanham o processo histórico político da nação. Esta encontra-se arraigada na perspectiva da proteção e da prevenção dos riscos e vulnerabilidades sociais. Temos como principal objetivo mostrar a visão do usuário da política de assistência dentro da sociedade atual, capitalista e financeira. Vislumbrando horizontes talvez nunca alcançados, configurando-se uma política que traz em sua base principal a defesa intransigente dos direitos do cidadão.
Realizamos um questionário no Centro de Referencia da Assistência Social das cidades de Cedro, Icó e Jaguaribe onde buscou compreender a percepção dos usuários quanto aos serviços e benefícios ofertados pela Política de Assistência Social, demonstrando o real conhecimento dos mesmos acerca da política pesquisada. Temos como principal objetivo mostrar a visão do usuário da política de assistência dentro da sociedade atual, capitalista e financeira.
Tal estudo contribuirá para o conhecimento acadêmico dos discentes acerca da percepção dos usuários sobre a Política de Assistência levando-os a uma reflexão critica sobre os serviços e benefícios da Política de Assistência na contemporaneidade.
2. UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ANTES DE 88 NO BRASIL
A Assistência Social para se enquadrar como política pública de direito perpassou por grandes desafios ao longo de sua trajetória histórica. No Brasil as primeiras formas de atuação estavam ligadas diretamente ao assistencialismo e a caridade, sendo essa segunda