Artigo Antoniony
CÔRTES, Antoniony de1
“Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado” (Ellen G. White).
Resumo: A teoria criada pelo psicólogo Goleman (1995), Inteligência Emocional, baseia-se em uma ideia simples: além de uma inteligência intelectual também possuímos uma inteligência emocional, tão ou mais importante quanto à primeira para o sucesso na escola e na vida. É preciso que saibamos educar as nossas emoções e fazer com que os alunos se tornem aptos a lidar com as frustações, negociar com outros, e reconhecer as próprias angústias e medos. Tomando por base esta teoria à monografia irá abordar quais as relações e funções da Inteligência Emocional, trará à tona o Ensino-aprendizado que vislumbramos na educação formal fazendo valiosas menções acerca da contextualização histórica. A metodologia desenvolve-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, será desenvolvida com base em materiais coletados no decorrer da elaboração desta pesquisa, e, ainda, em outras fontes disponíveis, principalmente livros e artigos científicos. Poderemos mostrar que os resultados obtidos por aqueles que buscam desenvolver sua inteligência emocional estão bem além das expectativas, crescimento e prospecção não somente eu sua vida profissional, mas também em outras áreas como relacionamentos e a própria saúde mental do individuo. Por fim, recomendamos a todas as pessoas: profissionais, estudantes, médicos, executivos e empresários, que busquem identificar seus pontos fortes e pontos fracos em relação à Inteligência Emocional, para desenvolvê-los da melhor forma possível. Pois nunca é tarde para o crescimento pessoal.
Palavras-chave: Inteligência emocional. Sentimento. Pensamento.
Abstract: The theory created by psychologist Goleman (1995), Emotional Intelligence, is based on a simple idea: beyond an intellectual understanding we also have an emotional intelligence, as