Artigo Aline Rabelo
Janalice Alves Carneiro1
Sandra Virginia Martins S. Oliveira2
Sara Vieira Mendonça3
Thauany Santos Nascimento4
Profª. Ma. Aline Andrade Rabelo5
Resumo
Neste artigo foi realizado uma comparação entre o jovem que trabalha e estuda e o jovem que apenas estuda, buscando compreender fatores de qualidade de vida, como bem estar físico e mental desses dois grupos. Analisamos jovens estudantes e trabalhadores entre 18 e 25 anos graduando em faculdade particular, afim de, constituir uma pesquisa de campo quantitativa, avaliando os sentidos que os jovens atribuem ao estudo e ao trabalho em suas vidas.
Palavras-Chave: Jovem. Trabalho. Estudo. Qualidade de Vida Abstract
In this paper a comparison was made between the young and working and studying the young man who just studying and trying to understand quality of life factors, such as physical and mental well being of these two groups. Analyzed students and young workers between 18 and 25 years in private undergraduate college in order to constitute a qualitative field research, assessing the meanings that young people attach to study and work in their lives.
Key-words:
1 INTRODUÇÃO
O objetivo de grande parte desses estudos consiste em buscar o que há de mais específico nesses grupos juvenis e, desse modo, as atividades ligadas ao trabalho ou à condição de estudante. Em suma, compreender a diferença de qualidade de vida do jovem que trabalha e estuda e do jovem que apenas estuda, levando em consideração fatores como bem estar físico, mental e emocional.
De um modo geral, o capitalismo selvagem, muito em alta na sociedade moderna conduz os jovens à indução de compra mesmo sem a verdadeira necessidade, como é o caso de troca de móveis, novas tecnologias, roupas, entre