Artigo: Aceleração constante em um movimento retilíneo uniformemente variado
Wesley Coelho - Turma Engenharia de Produção 1A 2014
FACULDADE OPET wes.coelho@yahoo.com.br Resumo - Este artigo tem como objetivo comprovar empiricamente que um determinado móvel tende a ter sua aceleração constante em um movimento retilíneo uniformemente variado.
I. INTRODUÇÃO
Neste artigo será demonstrado um dos casos mais simples da física conhecido com cinemática, o movimento ao longo de uma linha reta. Desenvolvendo modelos e ferramentas que serão necessários para descrever o movimento em um plano, introduzindo as definições precisas para descrever o movimento, sendo eles: deslocamento, tempo, velocidade e aceleração.
II. O ASPECTO GERAL
Para a constatação deste experimental foram levadas em considerações todas as teorias abordadas por diversos escritores sobre o movimento retilíneo uniformemente variado, embasamentos científicos através da formulação para constatação dos resultados obtidos através das medições e materiais apropriados para execução dos experimentos.
III. A TEORIA
O movimento retilíneo uniformemente variado é aquele onde a sua aceleração é constante tendo como a variação da velocidade, pelo espaço percorrido em uma determinada variação de tempo.
Conforme Sampaio & Calçada, toda vez que a velocidade de um móvel sofre alteração, podemos afirmar que houve uma aceleração.
Podemos determinar qual foi à aceleração deste móvel através de variação de sua velocidade pela variação do tempo.
Conhecida como: equação horária da velocidade escalar.
Assim como dentro de um determinado espaço, mais conhecido como deslocamento, sua variação de tempo e velocidade, também dependem da aceleração, conhecida como equação horária de espaço. Onde podemos adotar a sigla S para deslocamento.
Outra forma de conseguirmos definir a aceleração de um móvel, quando se desconhece o tempo decorrido do movimento, podemos utilizart uma equação