carga
O presente relatório aborda o comportamento de um objeto ao sofrer um movimento uniformemente variado (MUV).
Neste tipo de movimento, a velocidade varia regularmente, ou seja, em intervalos de tempo iguais, a velocidade sofre variações iguais. No MUV, a aceleração escalar é constante e não nula.
Podemos fazer a identificação do MUV por meio de tabela, gráfico ou funções horarias. Na função horaria da velocidade o móvel se encontra MRU (movimento retilíneo uniforme) mantendo um traçado reto. Conhecendo a velocidade inicial e a aceleração, é possível se determinar a velocidade escalar de um determinado objeto.
Com o uso do trilho de ar e do cronometro, foram feitas as medidas de tempo necessárias para a construção do gráfico.
Movimento retilíneo uniforme (MRU)[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Movimento retilíneo uniforme
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.
Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)[editar | editar código-fonte]
Já o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é o movimento em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de