Artigo AAS 5
PREPARAÇÃO DE ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo, demonstrar detalhadamente os procedimentos e técnicas realizadas em laboratório para a preparação do ácido acetil salicílico, popularmente conhecido como Aspirina ®, bem como a análise estequiométrica realizada para a determinação do rendimento do experimento, que foi de 60,7%.
Palavras-chave: Ácido Acetil Salicílico. Anti-inflamatório. Síntese do AAS.
Abstract
This article aims to demonstrate minutely the proceduresand techniques performed in the laboratory for the preparation of acetylsalicylic acid, popularly known as Aspirin ®, as well as the stoichiometric analysis used for determining the experiment yield, which was 60.7%.
Keywords: Acetylsalicylic Acid. Anti-inflammatory.AcetylsalicylicAcidSynthesis.
INTRODUÇÃO
O ácido acetil salicílico, chamado abreviadamente de AAS, e popularmente conhecido pelo nome comercial de Aspirina®, foi desenvolvido pelo pesquisador alemão Felix Hoffmann, e lançado pela empresa Bayer no ano de 1897.
A Aspirina pode ser designada por éster acético do ácido salicílico ou por ácido acetilsalicílico. Esta substância é branca, cristalina, solúvel na água, porém, é mais solúvel no éter. 1 O ácido acetilsalicílico é um composto orgânico de funções mistas, tendo como seu grupo funcional o do ácido carboxílico e um éster presente em sua estrutura:
Figura 1: fórmula do ácido acetilsalicílico 3
Éteres têm como características ligações do grupo que se conecta com dois radicais de hidrocarboneto na formula R-O-R. (MAHAN,Bruce M. 1995) Ácidos Carboxílicos são do grupo carboxila representado quase sempre por –COOH. Formando ácidos orgânicos (MAHAN,Bruce M. 1995) O ácido salicílico (ácido o-hidroxibenzóico) é uma molécula bifuncional, e pode sofrer dois tipos de esterificação. Na presença de anidrido acético forma-se a aspirina, enquanto que