Articulações do Corpo Humano
Articulação é a junção de dois ossos. Podem ser classificadas em: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Fibrosas
As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso, também conhecido como ligamento sutural. Há três tipos de articulações fibrosas:
Suturas:
Essas articulações são mantidas separadas por fibrocartilagem que dão pouco movimento entre os ossos, são encontradas exclusivamente nos ossos planos do crânio e tem menos tecido conjuntivo do que as sindesmoses.
Sindesmoses:
Essas articulações possuem grande quantidade de tecido conjuntivo, que as mantém unidas por fortes estruturas, impedindo assim, o movimento. Exemplos dessa articulação é: tíbio-fibular inferior e articulação radio-ulnar.
Gonfoses:
São articulações em que algo em formato de cone está implantado em uma cavidade. Um exemplo disso seriam os dentes que são inseridos nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilares.
Cartilaginosas
Os ossos dessas articulações estão ligados por cartilagens. Nessa articulação são permitidos alguns movimentos, o número e a espécie de movimento estão propostos pela forma das partes articulares e pela quantidade e pela flexibilidade do meio de união. Há dois tipos de articulações cartilaginosas:
Sincondrose:
Os ossos dessa articulação são unidos por cartilagem hialina. Essa articulação é temporária, pois na fase adulta essa cartilagem transforma-se em osso. A maioria das articulações de cartilagem hialina substitui-se por osso quando acaba o crescimento. Esse tipo de articulação são achadas entre a epífise e a diáfise dos ossos longos, entre o occipital e o esfenóide. As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais também são sincondroses, porem permanentes.
Sínfise:
As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfise estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina, mas os ossos são conectados por um disco largo e