Articulações - Anatomia
ombro
Nome da articulação: glenoumeral - sinovial
Tipo da articulação: esferóidea
Estruturas de união: cabeça do úmero (convexa) à cavidade glenóide da escápula (côncava)
Cápsula articular: envolve toda a cavidade glenóide e a cabeça do úmero. (estrutura que irá uni-los)
Ligamentos: Coracoumeral - é um amplo feixe que fortalece a parte superior da cápsula. Liga o processo coracóide ao úmero.
Ligamentos glenoumerais - são robustos espessamentos da cápsula articular sobre a parte ventral da articulação. Ligam a escápula ao úmero.
Ligamento transverso do úmero: é uma estreita lâmina de fibras curtas e transversais que unem o tubérculo maior e o menor, mantendo o tendão longo do bíceps braquial no sulco intertubercular.
Movimentos: flexão e extensão; adução e abdução; rotação e circundação.
cotovelo
Nome da articulação: sinovial - gínglimo
Tipo da articulação: dobradiça
Estruturas de união: extremidade distal do úmero com extremidades proximais do rádio e da ulna. Possuem 3 articulações: úmero-ulnar – entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna; úmero-radial: entre o capítulo de úmero e a cabeça do rádio; rádio-ulnar: proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna
Cápsula articular: circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é uma fina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.
Ligamentos : Colateral ulnar – é um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.
Colaretal radial – é um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamento colateral ulnar.
A articulação rádio-ulnar proximal é uma juntura trocoide ou em pivô, entre a circunferência da cabeça do rádio e o anel formado pela incisura radial da ulna e o ligamento anular.
Ligamento anular – é um forte