Articulação
O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação (ligamento colateral lateral, ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior), auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho em conjunto com os ligamentos e tendões, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
A configuração óssea, os meniscos, os ligamentos, a cápsula e os músculos que cercam a articulação do joelho produzem a sua estabilidade.
Articulação do quadril: A articulação do quadril é uma articulação esferoide formada pelo encaixamento da cabeça do fêmur no acetábulo do osso do quadril.
Vários ligamentos espessos contribuem para a estabilidade do quadril. O ligamento iliofemoral e o pubofemoral fortalecem a cápsula articular anteriormente com um reforço posterior do ligamento isquiofemoral. Dentro da cápsula articular, o ligamento redondo fornece uma inserção direta da borda do acetábulo até a cabeça do fêmur. Várias bolsas estão presentes nos tecidos circunjacentes para auxiliar na lubrificação.
Articulação glenoumeal:
Esta é uma articulação esferóide multiaxial com três graus de liberdade. As faces articulares são a cabeça hemisférica do úmero (convexa) e a cavidade glenóide da escápula (côncava).
A articulação gleno-umeral é formada pelas seguintes estruturas:
Cápsula Articular - Envolve toda a cavidade glenóide e a cabeça do úmero.
Ligamento Córaco-umeral - é um amplo feixe que fortalece a parte superior da cápsula.
Ligamentos Glenoumerais - são robustos espessamentos da cápsula articular sobre a parte ventral da articulação. É constituído por três ligamentos: Ligamento Glenoumeral Superior Ligamento Glenoumeral Médio Ligamento Glenoumeral Inferior
Ligamento Transverso do Úmero - é uma estreita lâmina de fibras curtas e