arteterapia oficinas na formação de professores
A arte terapia é o uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são considerados elementos que retratam o seu mundo interior. É considerada a forma de expressão mais pura que há, para a demonstração do inconsciente de cada um.
É importante que a cada atividade artística que a criança desenvolve com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, só assim ele passará para a próxima etapa. Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus conflitos internos e resgatando o próprio potencial criativo.
Para a arteterapeuta Ângela Philippini ( 2012), a arteterapia é “um processo terapêutico efetivo, potente, profundo e amplamente transformador”. Que ao produzir um trabalho em arteterapia a pessoa mobiliza uma energia psíquica conforme Jung1. E quando estamos saudáveis e criativos, esta energia flui com liberdade e espontaneidade, só que o reconhecimento desta possibilidade energética e criativa também está presente nas tradições religiosas e de ensinamentos, daí as referências a Prana, Mana, Axé, Qi, etc2.
Pensando em como a arteterapia pudesse contribuir na formação de professores, elegemos as oficinas de recursos expressivos como estratégia de integração dos aspectos teóricos e práticos importantes para o desenvolvimento global dos educadores.
Assim, propomos a empregar os recursos expressivos numa perspectiva gestáltica em contexto escolar, para que as capacidades criativas e expressivas possam ser desenvolvidas em profissionais da educação.
Buscando uma formação de professores que valorize o sujeito como ser integral, com sentimentos e pensamentos dos mais variados. Preparando-os para um desenvolvimento de capacidades nas esferas da reflexão, da intuição, da estética, e da sensibilidade, não apenas para o aprendizado intelectual, mas também o emocional, a fim de que melhorem seu desempenho