Artes
Características gerais: Trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quarto referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
Homem: O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele.
Mundo: Passa para a sociedade a educação formal: Ex. TV, Rádio, Notícias e cada vez mais as pessoas vão adquirindo conhecimento e se aperfeiçoando, tirando proveito dos assuntos que mais interessa, tendo uma visão mais ampla do mundo em geral.
Sociedade-cultura: Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. Essa posição implica supor que as experiências e aquisições das gerações adultas são condições de sobrevivências das gerações mais novas, como também da sociedade.
Conhecimento: Parte-se do pressuposto de que a inteligência, ou qualquer outro nome dado à atividade mental, seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações.
Educação: A educação é um processo amplo para alguns autores, mas na maioria das vezes, é entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimento e restrita à ação da escola.
Escola: A escola não é considerada como a vida, mas sim, como fazendo parte dela.
Ensino-Aprendizagem: A existência de uma modelo pedagógico é de suma importância para a criança e para sua educação. Acredita-se ainda que seja falsa toda a crença numa continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.
Professor-aluno: A relação professor-aluno é vertical, sendo que um dos polos (o professor) detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.
Metodologia: A didática tradicional quase que poderia ser